Trabalhos

Envio de propostas de comunicação (resumos) encerrado

Para saber mais sobre o envio do texto completo, acesse estas orientações.


Todos os trabalhos encaminhados nas categorias minicurso, mesa redonda e comunicação deverão estar integrados à temática geral do Congresso, Filosofia: Construindo os Caminhos do Ensinar e Aprender, em um dos seguintes eixos-temáticos:

1. Filosofia e Educação;
2. Fundamentos Filosóficos do Ensino de Filosofia;
3. Práticas Pedagógicas em Ensino de Filosofia no Ensino Médio;
4. Filosofia para/com crianças;
5. Formação de Professores de Filosofia;
6. Pesquisa sobre Ensino de Filosofia.

Para uma melhor compreensão da natureza do trabalho a ser encaminhado, a Comissão Organizadora do 2º Congresso Brasileiro de Professores de Filosofia esclarece:

Minicurso
tem como finalidade oferecer possibilidades de aprofundamento em temáticas voltadas, prioritariamente, para questões focadas no Ensino de Filosofia.Serão eventos de três horas e meia de duração, divididos em duas sessões, que visam a apresentar uma visão geral sobre um tópico de pesquisa queaprofunde questões específicas das áreas da Filosofia da Educação e do Ensino de Filosofia. Um minicurso não deve ser visto, então, como o somatório de duas palestras, assim, os participantes terão a oportunidade de aprender sobre novas temáticas vinculadas à sua área de atuação e, também, de extrair elementos aplicáveis em seus estudos científicos e prática pedagógica. O público-alvo serão os professores, estudantes de graduação, de pós-graduação e/ou profissionais de áreas afins; o foco dos minicursos deve ser a Filosofia da Educação e o Ensino de Filosofia. Todavia, propostas interdisciplinares serão muito bem-vindas;
Mesa-Redonda
tem como finalidade a abordagem do tema e subtemas do Congresso sob várias perspectivas de análise, propostas pela Comissão Científica e por autores que historicamente vêm acumulando uma produção acadêmica em torno da Filosofia da Educação e do Ensino de Filosofia. A proposição de mesa redonda destina-se, exclusivamente, à socialização de trabalhos de estudos e/ou pesquisa concluídos eorganizados a partir de um dos eixos-temáticos do Congresso. Cada mesa será composta por, no mínimo, dois profissionais e no máximo três, incluindo o coordenador. A Comissão de Organização não se responsabilizará pela reprodução do material impresso; quando de interesse dos participantes, estes deverão se responsabilizar pelo procedimento;
Comunicação

Os trabalhos de comunicação incluem pesquisas:

a) recém-concluídas ou em estágio adiantado de desenvolvimento, desde que ainda não tenham sido publicadas;
b) com autoria e/ou coautoria de professores e alunos de pós-graduaçãorelativas a teses e dissertações já concluídas;
c) com autoria e/ou coautoria de professores e alunos de graduação relativas a seus trabalhos de Conclusão de Curso já concluídos ou em andamento;
d) relato de experiências pedagógicas de docentes que lidam com o Ensino de Filosofia no Ensino Médio e que apresentem resultados finais ou parciais bem sustentados. Apenas serão aceitas comunicações que possuam uma relação explícita com um dos eixos-temáticos do Congresso.

Recomenda-se que a formatação dos arquivos (texto completo, resumo e resumo expandido) siga as normas recomendadas a seguir e que sejam enviados utilizando-se, obrigatoriamente,programas do Microsoft Officecom extensão em Word (doc ou docx). O materialaceito para apresentação e/ou publicação será utilizado em sua versão original, ficando sob a responsabilidade do proponente a revisão ortográfica e gramatical. Além disso, devem ser observadas as normas a seguir:

1) Número de páginas: para mesas redondase comunicações(artigos de 10 a 15 laudas); para minicursos,(resumo expandido, de 3 a 5 laudas, incluindo referências).

2) Fonte: Times New Roman, 12

3) Formatação de página:
a) 2,5 (margem esquerda), demais 2,0.
b) espaçamento entre linhas – 1,5 (exceto resumo e abstract, que deverão ser feitos em espaço simples).
c) parágrafo recuado à esquerda, com espaço de 6pt entre um parágrafo eoutro).

4) Título: Em caixa baixa, centralizado e negrito.

5) Autor (es):
a) Nome completo abaixo do título, alinhado à direita, sem negrito, seguido da instituição a quepertence, entre parênteses. Ex: Rita Ribeiro Voss (UFPE);
b) No caso de vários autores, indicar a ordem de autoria;

6) Resumo: máximo de 200 palavras, com 3 a 4 palavras-chave, separadas por vírgula e ponto no final.
a) Em português, logo abaixo do grupo de pesquisa/ instituição, em espaço simples.
b) Em inglês, logo abaixo do resumo, com título também em inglês, em espaço simples.

7) Subtítulos: em caixa baixa, negrito, sem numeração e recuados à esquerda (usar subtítulos para otrabalho, incluindo considerações finais e referências).

8) Citações:
a) até 3 linhas, deixar no corpo do texto, entre aspas, seguido da referência entre parênteses;
b) mais de 3 linhas, sem aspas, corpo 11, espaçamento simples, recuar 4cm à esquerda e pôr a referência entre parênteses ao final da citação.
Obs: Quando for feita menção a um autor no corpo do texto, com citação de trechos de sua obra, usar sobrenome do autor, ano de publicação, p.x ou p.xx-yy. Ex: É preciso apreender, como nos ensina Pierre Levy (2007, p. 174), “as configurações dinâmicas e tudo que é da ordem do mundo das significações em geral”. Ou ainda: A educação e o diálogo representam “dimensões do humano que precisam ser potencializadas no meio acadêmico” (GOERGEN, 2010, p. 20).

9) Referências:
No final do texto, em lista ordenada alfabeticamente pelo sobrenome do autor, com negrito no título da obra. Observar atentamente as orientações abaixo.

Livro
CHAUI, Marilena de S. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2003.
Capítulo de livro
GOELLNER, S. V. A produção cultural do corpo. In: LOURO, G. L.; NECKEL, J. F. e GOELLNER, S. V. Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Petrópolis: Vozes, 2003.
Dissertação/Tese
MATOS, J. C. Em toda parte e em nenhum lugar: a Formação Pedagógica do Professor de Filosofia. Campinas: UNICAMP, 1999. Tese (Doutorado emEducação), Universidade de Campinas, 1999.
Artigo/Periódico
SILVA, S. M. G. da ; MATOS, J. C. ; CORREIA, J. A.. Dialogicidade da educação: possibilidade de intervenção consciente da realidade. Saber e Educar, v. 15, p. 1-8, 2011.
Anais de Eventos
MATOS, J. C. ; SILVA, S. M. G. da . A contribuição da formação do pedagogo sobre o conceito de variação linguística. In: 18º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2007, Maceió. Anais do 18º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2007, v. 1
Artigos de Jornal
COUTINHO, W. O paço da cidade retorna ao seu brilho barroco. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 6 mar. 1985. Caderno B, p. 6.
MINISTÉRIO proíbe fabricação e uso de agrotóxico à base de organoclorados. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. 25, 3 set. 1985.
Documentos federais, estaduais e municipais
Mimeografado
RIO DE JANEIRO. Secretaria de Estado de Educação e Cultura. Programa estadual de Educação Física1987/1990. Rio de Janeiro: ECEF/SEEC-RJ, 1987. Documentos eletrônicos.
PUCCA JÚNIOR, G. A. A saúde bucal do idoso, aspectos demográficos e epidemiológicos. [artigo científico]. 2000. Disponível em: . Acesso em: 4 jul. 2000.

10) Notas de rodapé (se necessário): fonte Times New Roman, corpo 10, espaçamento simples.

11) Breve biografia ao final do texto (obrigatório), incluindo grupo de pesquisa e e-mail.: fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento simples, após as referências. Quando o proponente possuir currículo cadastrado na Plataforma Lattes basta indicar o link de acesso ao mesmo.

11) Termos em destaque: estrangeirismos em itálico e palavras que se quer ressaltar entre “aspas”.

A avaliação dos trabalhos terá caráter classificatório e o julgamento obedecerá aos seguintes critérios:

1. Formatação do resumo e texto completo conforme normas deste comunicado;
2. Relevância e pertinência do trabalho para a área de pesquisa;
3. Riqueza conceitual na formulação dos problemas;
4. Consistência e rigor na abordagem teórico-metodológica e na argumentação;
5. Interlocução com a produção da área;
6. Originalidade e contribuição para o avanço do conhecimento na área.

Powered by WordPress | Designed by: photography charlottesville va | Thanks to ppc software, penny auction and larry goins
Empowered by My Advanced Settings, by Xhanch Studio